VSDC Free Screen Recorder 1.2.2.102

Utilize essa pequena ferramenta gratuita para fazer tutorias, gravar videoaulas e montar reviews de jogos com facilidade

30.560 downloads
13,87 MB
Atualizado em

Download VSDC Free Screen Recorder

Com essa ferramenta, é possível copiar determinados locais da área de trabalho visando criar tutoriais, videoaulas e reviews. Com uma interface simples e opções pré-configuradas, você não terá problema para utilizá-la. Além disso, é possível utilizar ferramentas desenho para determinar pontos de interesse na gravação.

Análise de Magno Junior Silva Mesquita

Existem diversas situações em que você precisa gravar inteiramente a tela ou parte da área de trabalho. Por exemplo, talvez você precise criar um tutorial em vídeo para mostrar para os alunos como mexer no Photoshop, criar uma videoaula para hospedar no YouTube, gravar um vídeo ou stream de áudio para utilizar posteriormente, enfim, existem diversas razões para gravar o Desktop.

Encontrar uma boa ferramenta para a tarefa pode ser algo bastante difícil. A principal razão para isso é que não há muitas soluções gratuitas disponíveis. Claro que você pode gastar um dinheiro com o Camtasia, mas existem sim opções gratuitas que podem cumprir bem esse papel.

Uma nova ferramenta inclusa nesse nicho é o VSDC Free Screen Recorder. Como o nome sugere, ele é um programa gratuito para sistema operacional Windows, o qual você pode utilizar para fazer gravações de qualquer parte da área de trabalho, e sim, isso inclui o modo de tela cheia.

Instalação

Não é difícil incluir o software no sistema. Clique no botão de download incluso nesta página e escolha um local para salvar o arquivo. Terminado de baixar, dê um duplo clique no executável do software e siga o processo normalmente.

Diferente de alguns programas que oferecem uma série de barras de ferramentas e aplicativos terceiros, o VSDC Free Screen Recorder não oferece nada supérfluo. Logo, você pode instalá-lo sem nenhuma preocupação.

Gravação simples

A interface do programa é bem minimalista. Dividido em apenas duas abas estão reunidos às configurações do programa e as fontes de gravação. Na verdade, se você quiser, é possível iniciar a gravação com apenas um clique em “Start Recording”. Nesse caso, o software utiliza as configurações recomendadas.

Se quiser mais controle, você deve alterar as propriedades da ferramenta. A primeira tela permite a seleção do formato de saída e tamanho da tela. O padrão é PCM (RGB 32 e 15 fps), mas você pode mudar a quantidade de quadros por segundo. Também é possível trocar o modelo para MPEG4 (MP3 e 15 fps), com quadros customizáveis.

Se quiser customizar ainda mais os formatos de gravação, clique em “Custom” e em seguida em “Settings”. Feito isso, uma nova janela é apresentada. Dessa maneira, é possível alterar o codec de vídeo, resolução da tela, largura e altura e taxa de quadros por segundo. Nas propriedades de áudio, você também pode mudar o codec e o formato de saída.

Com mais um clique em “Settings”, na tela "Video and Audio format’s settings”, permite definir detalhadamente quais os recursos utilizados na gravação. O software utiliza os próprios codecs que estão instalados no computador.

Atenção

Por enquanto, a mudança do diretório de saída parece não estar funcionando. Ainda que seja possível selecionar um local diferente, as gravações continuarão sendo armazenadas no diretório padrão do Windows (na pasta “Meus vídeos”).

Escolhendo o que deseja gravar

Agora que você já configurou a formato de saída de vídeo e áudio, mude para a segunda aba do software “Video and Audio sources” para personalizar também as fontes de gravação. Nela, você pode selecionar o monitor que deseja capturar - muito útil se você utiliza múltiplos monitores para aprimorar sua produtividade.

Além disso, você pode indicar se deseja que o cursor seja incluso na gravação e se deseja utilizar “overlays”.  Dessa maneira, as camadas são destacadas sempre que você clicar sobre elas com o botão direito ou esquerdo do mouse. Também é possível incluir sons de clique para que o espectador saiba sobre as atividades do mouse.

Nas configurações de áudio, você pode selecionar qual o dispositivo conectado deve ser capturado durante o processo de gravação, podendo também indicar o volume. Dessa forma, você pode escolher se deseja gravar o áudio do microfone ou da caixa de som, por exemplo.

Ação!

Uma vez que pressionar o botão “Start Recoding”, você notará que um retângulo transparente é mostrado na tela.  Ele fica responsável por denotar a área que deve ser gravada. Utilize o mouse para mudar as propriedades do quadro e determinar perfeitamente o tamanho da tela a ser capturado.

O pequeno ícone no meio do retângulo é usado para mover o quadro de gravação pela tela. Dessa maneira, você pode posicionar o local exato no monitor, o qual deve ser capturado.

Tudo isso são apenas os preparativos para gravar. Quando quiser dar inicio ao processo, clique no botão vermelho localizado em uma pequena barra próxima ao retângulo. Feito isso, uma nova barra será mostrada com o tempo de gravação e botões para pausar e interromper o processo.

Caso você queira, também é possível habilitar opções de desenho na gravação. Isso é especialmente útil para marcar elementos importantes e que precisam ser destacados em uma videoaula. Clique em “Start drawing” para poder utilizar o lápis, elipse, retângulo, linhas, setas, setas duplas, marcadores coloridos etc.

Veredito

Essa é uma ferramenta simples e útil para gravação de tela. Com poucos cliques, é possível determinar exatamente quais serão as áreas capturadas e com que qualidade o vídeo final será exportado. Além disso, as ferramentas de desenho permite determinar exatamente quais elementos devem ser destacados durante a gravação.

O único “porém” da ferramenta é a pasta de saída que, aparentemente, não pode ser trocada. Ainda assim, vale a pena experimentar o software.

married cheaters women affairs dating a married man
i have cheated on my husband my husband cheated again my husband thinks i cheated

Roda em XP/Vista/7

Download VSDC Free Screen Recorder
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Interface amigável
  • Conta com opções de desenho durante a gravação
  • Instalador livre de adwares
  • Trabalha com camadas
  • Opções de codecs customizáveis
  • Possibilita escolher exatamente o local que deve ser capturado

Contras

  • Aparentemente, não é possível trocar o local em que é armazenado o vídeo
  • Não está traduzido

Relacionados

Gadwin PrintScreen 5.4.2

Gratuito

Salve suas telas com qualidade com uma simples tecla A tela capturada pode ser impressa ou salva em 6 diferentes formatos

ScreenHunter Free 6.0.231

Gratuito

Agora tudo o que você consegue ver em sua tela poderá ser capturado com muita facilidade e rapidez

SnagIt 12.4.1 Build 3036

Grátis para testar

O SnagIt Ferramenta avançada para captura de imagens que também oferece um editor de imagens para você ter trabalhos incríveis

oCam 280.0

Gratuito

Faça gravações do que acontece na sua tela em um aplicativo bem intuitivo e fácil de usar

HyperSnap 8.06.04

Grátis para testar

Capture imagens com qualidade profissional Você poderá capturar imagens de DirectX, 3Dfx e DVD e salva-las em diversos formatos


}