Focal

Tenha agora no seu Android esse aplicativo de câmera originalmente desenhado para ser usado oficialmente no CyanogemMod

74 downloads
13,67 MB
Atualizado em

Download Focal
QR Code

Use o QR code e faça o download direto do seu aparelho Android

Acesse a página pelo Google Play

Como utilizar o QR Code

Focal é um aplicativo de câmera que promete. Em seus estágios semi-iniciais ou Beta, já se mostrava bastante competente em muitos modelos diferentes de aparelhos e permite uma experiência mais fluída ao tirar fotos, com acesso fácil às opções por movimentos swype na tela do aparelho. Mais rápido do que ficar procurando o botão de menu.

Análise de Ricardo

Quem é usuário de Android já deve ter escutado ou lido sobre customizações de rom ou simplesmente custom rom, tendo como nome principal associado a isso o projeto CyanogemMod. O CyanogenMod é um sistema baseado no código original do Android que visa entregar uma experiência Android personalizada, com recursos extras e atualizações constantes, mesmo para aparelhos "abandonados" pelo fabricante.

O CyanogenMod possui vários aspectos que o destacam, mas uma coisa que sempre ficou faltando, ou foi esquecida, era a experiência com a câmera, algo que se tornou tão ou mais importante do que a capacidade do telefone de fazer ligações. Focal é um projeto que pretendia preencher essa lacuna. Um aplicativo de câmera com todos os recursos esperados mas com um visual mais elaborado.

No entanto, o projeto se separou do grupo responsável pelo CyanogenMod, e o desenvolvedor resolveu disponibilizá-lo gratuitamente no Google Play Store para que todos, mesmo aqueles que não possuem o CyanogenMod possam desfrutar dele. Focal conta com os principais recursos da câmera padrão, muito bem distribuídos e de fácil acesso para não se confundir na hora de capturar aquele momento.

Características

Criado por XplodWild, Guillaume Lesniak, do fórum XDA, um importante ponto de encontro de desenvolvedores independentes, ele é mais uma opção de câmera para o Android. Todas as opções que normalmente encontramos no aplicativo padrão, que vem no Android, estão lá, com a diferença de estarem muito bem organizados.

Fato que o aplicativo de câmera do Android é bastante competente. No entanto, é bem provável que a maioria dos usuários comuns não utilizam todos os recursos que vêm por padrão. Sobretudo porque a posição dos menus complica ainda mais essa tarefa para quem não domina a arte de se fazer boas fotos. Tudo se resume então a apertar o botão e torcer para o resultado ser bom.

Focal não pretende melhorar suas fotos ou automatizar a tarefa de configuração. Não ainda. O que diferencia esse projeto do aplicativo padrão é a experiência de ter uma câmera padronizada e com opções muito bem dispostas que proporcionam um rápido acesso a elas. Assim, você não perde tempo em menus e submenus acabando por perder o momento certo.

O aplicativo encontra-se em estágio de desenvolvimento, e se você for um desenvolvedor, o líder do projeto o convida para colaborar com essa empreitada. O tópico do fórum com informações e link para o GIT, local onde o projeto está hospedado pode ser visualizado aqui. Basta entrar em contato e já começar a brincar com o código e enviar seus patchs.

O desenvolvedor agradece aos que desejam testar a novidade mas faz algumas recomendações, entre elas a de não pontuar com uma estrela se encontrar falhas, e de caso encontre bugs, relatá-los e esperar a próxima atualização que poderá talvez corrigir o problema com o seu aparelho. Se gostou do aplicativo, quer ajudar mas não sabe programar, essa é uma ótima forma de contribuir.

Recursos

  • Focal é inteiramente grátis. Conta com um modo de foto e vídeo, suportando muitas características (modo burst, temporizador, modo de cena, a velocidade do obturador em dispositivos da Sony etc.);
  • Um modo panorama (pode apresentar problemas em alguns dispositivos);
  • Modo PicSphere, substituição open-source de foto-esfera do Google, para fazer fotos em 360°. Alguns sites já aceitam esse tipo de foto, assim como a rede social Google Plus (Google +);
  • Gaveta de fotos. Em modo paisagem, se você deslizar o dedo do topo da tela, abre-se a gaveta com as últimas fotos tiradas;
  • No modo de foto, você também tem acesso a algumas ferramentas, como o melhoramento de imagem automático (auto-ajuste) ou sobreposição. Em alguns dispositivos, configurações como ajuste de cores, HDR e ajuste manual de luz estão disponíveis;
  • No modo de vídeo, alta taxa de quadros também é possível;
  • Aplicativo sob a licença GPL, gratuito com o código-fonte disponível;
  • Vários movimentos "swype" para acessar as diversas funções, para rápido acesso;
  • Você pode inserir Widgets na tela inicial;
symptom of aids cure of hiv aids information and facts
free manufacturer coupons vueminder.com walgreens prints coupon codes

Roda em 4.1 ou superior

Download Focal
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

O aplicativo encontra-se em estágio de desenvolvimento BETA e pode conter erros.

Telas

Prós

  • Conta com funções específicas a alguns aparelhos como da Sony, por exemplo
  • Opções bem dispostas e organizadas de forma a ter acesso rápido
  • Gestos swype para acessar as diversas opções da câmera
  • Conta com um clone do PhotoSphere do Google, chamado PicSphere

Contras

  • Ainda em estágio BETA de desenvolvimento (não está pronto)

Relacionados

Mil Brushes para Adobe Photoshop

Gratuito

Mil Brushes para PS: Explore ao máximo o editor de imagens com mil pincéis diferentes

ACDSee Photo Manager 19.1 Build 419

Grátis para testar

Pacote de utilitários gráficos da ACD Systems para você trabalhar com imagens digitais

Fotosizer 3.04

Gratuito

Programa para aumentar ou diminuir o tamanho de diversas fotos de uma vez só e automaticamente não perdendo a qualidade

Xara 3D Maker 7.0

Grátis para testar

Crie animações e imagens em 3D sem maiores complicações com a possibilidade de escolher a formatação do texto e os efeitos

Deformer 4.0.0.3471

Grátis para testar

Transforme imagens e fotos em caricaturas


}