MultiROM Manager

Coloque mais de um sistema operacional em seu Nexus e desfrute das novidades de outros SOs sem muito esforço

78 downloads
754 KB
Atualizado em

Download MultiROM Manager
QR Code

Use o QR code e faça o download direto do seu aparelho Android

Acesse a página pelo Google Play

Como utilizar o QR Code

O MultiROM é um aplicativo perfeito para quem possui um dispositivo da linha Nexus da Google. Com ele, você tem a possibilidade de instalar mais de um sistema operacional ao mesmo tempo. Alterne entre sistemas Android e não Android com esse aplicativo para expender as capacidades do seu gadget.

Análise de Ricardo

Você já deve ter ouvido falar de dual boot. Se não, trata-se de um método que permite ter mais de um sistema operacional ao mesmo tempo em seu computador, podendo escolher um numa lista ao ligar a máquina. É possível ter duas versões diferentes do Windows, instalar várias distribuições Linux, Unix ou qualquer outro sistema que rode em processadores x86.

No caso dos smartphones e tablets, não existe essa flexibilidade (pelo menos para a maioria), mas com o MultiROM Manager você consegue instalar mais de um sistema operacional no seu gadget da linha Nexus da Google. Com ele você pode instalar um sem-número de sistemas, sendo que o limite é o espaço disponível para armazenamento. Agora você não precisa substituir o Android da Google para testar um CyanogenMod, ou Ubuntu Touch ou mesmo o novo Firefox OS.

 

Características

Os dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, são muito práticos para o dia a dia. Atualmente possuem hardware tão potente quanto computadores de dois anos atrás, e essa diferença está diminuindo gradativamente. Esses dispositivos já contam com processadores de múltiplos núcleos aos moldes do que ocorre hoje com o PC.

Não vai demorar muito e esses gadgets amados logo passarão os consoles e PCs domésticos em poder de processamento, reduzindo ainda mais suas limitações em relação a esses últimos e permitindo uma verdadeira revolução na informática. Não é exagero pensar nisso, já que esses dispositivos estão ficando cada vez mais completos e complexos.

No entanto, há certas coisas que esses computadores de bolso ainda não permitem fazer, por exemplo ter mais de um sistema operacional instalado ao mesmo tempo. Isso basicamente é restrição imposta pelos fabricantes para impedir modificações profundas, como a troca do SO, e para segurar certas versões do SO em seus produtos, forçando o consumidor a adquirir equipamentos novos a cada atualização de sistema.

Felizmente o Android é um sistema operacional que permite, por sua natureza aberta, modificações profundas no sistema. E muitos hackers já fazem isso, inclusive distribuindo compilações do Android personalizadas, as famosas custom ROMs. E quem possui um dispositivo Nexus pode desfrutar de mais um recurso.

 

Agora, os donos desses gadgets que recebem aporte da Google podem instalar mais de uma versão diferente do Android, alguma custom ROM ou até mesmo outros sistemas móveis que não sejam baseados no Android, como o Firefox OS ou o Ubuntu Touch, por exemplo. Tudo de forma simples e descomplicada, exigindo apenas que seu aparelho possua root.

O MultiRom Manager é exatamente como o nome diz. Esse aplicativo permite a instalação de mais de um sistema operacional ao mesmo tempo. O único limite aí é o espaço disponível no aparelho. Contudo, o software suporta até mesmo a instalação via USB-OTG como uma unidade externa, permitindo a você instalar os sistemas num pendrive.

Após a instalação do aplicativo no gadget, ele gerencia os sistemas através de um recovery personalizado que permite, entre outras coisas, instalar patchs de recursos extras, realizar backup total do sistema, restauração de backups ou instalação de outras ROMs, substituindo a atual. Mas nesse caso, o MultiBoot cria uma entrada especial que, através da qual, você poderá inserir múltiplos sistemas.

Para alternar entre um sistema ou outro basta reiniciar o SO, entrar no recovery, escolher a opção "Reboot" e você passará para a tela de gerenciamento do MultiROM. Toque na tela rapidamente antes que um contador zere e você terá acesso a todos os sistemas instalados, podendo escolher qual deles quer usar. Tudo é muito simples, com direito ao pleno funcionamento do recurso touch. Depois é só tocar no botão “Boot”.

 

Instalando e dando os primeiros passos

Para ter todos os recursos funcionando, após instalar o aplicativo da Google Play e permitir acesso ao root, basta tocar no botão "Install". Ele vai instalar o MultiROM e um recovery. Se você já tiver um recovery instalado, ele o substituirá.

Após esse primeiro passo, o Nexus reiniciará. Espere o sistema retornar e abra novamente o aplicativo MultiROM. Você deverá selecionar a caixa de seleção Kernel, escolhendo a opção 4.3 Stock e tocar no botão "Install". Novamente, espere terminar e reinicie o sistema.

Para instalar um novo SO, você deverá acessar o recovery. Desligue o Nexus e ligue-o novamente, pressionando e mantendo os botões de aumentar e diminuir volume junto com o botão liga/desliga. Após entrar no recovery, toque em "Advanced", "MultiROM", “AddROM", "Next" e "Zip File" e escolha o arquivo da nova ROM.

Você também pode reiniciar diretamente o Nexus pelo aplicativo do MultiROM. No app acesse "Opções", "Reboot" e "Bootloader". E, como não podia faltar no trabalho de hackers bem-humorados, o MultiROM possui um easter egg. Toque em "MultiROM" no canto superior esquerdo quando estiver no gerenciador de boot, e curta um saudoso joguinho.

married men affairs click wife cheaters

Roda em 4.1 ou superior

Download MultiROM Manager
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Fácil de usar, automatizando todo o processo de instalação
  • O aplicativo em si é um instalador para as funções de multiboot no recovery
  • Permite personalizar a cor dos elementos no gerenciador de boot

Contras

  • Infelizmente, só funciona em dispositivos da linha Nexus

Relacionados

Wine 1.7.46

Gratuito

Rode programas e jogos do Windows em sistemas Linux ou Unix, com o mesmo desempenho e qualidade, sem complicação

VMware Workstation 12.5.6-5528349

Grátis para testar

Programa que permite rodar vários sistemas operacionais ao mesmo tempo em uma máquina virtual

Cygwin 1.7.23

Gratuito

O Cygwin permite que você instale e rode programas Linux dentro do Windows, surgindo como alternativa à migração dos sistemas

BlueStacks 2.4.43.6254

Gratuito

Utilize diversas aplicações de Android diretamente do seu Windows sem alterar as configurações do sistema

VMWare Workstation 10.0.4 Build 2249910

Grátis para testar

Execute vários sistemas operacionais simultaneamente com VMWare Workstation


}