AIMP 4.13 Build 1895

Quer testar um novo player de áudio? Não pense duas vezes e instale este que substitui todos os reprodutores famosos atuais

129.873 downloads
9,09 MB
Atualizado em
Em português

Download AIMP

Uma das melhores opções do mercado para quem deseja testar um novo player de áudio. Suporta skins, plugins, edita tags e apresenta diversos recursos adicionais que vão muito além de um simples reprodutor de músicas. É um substituo perfeito para o Winamp.

Análise de Rafael Godoy de Almeida Pires

Hoje em dia, ouvir música no PC acabou se tornando um hábito muito comum entre pessoas do mundo todo — não importando a faixa etária nem o estilo musical. Existem ótimas opções de reprodutores de áudio que permitem realizar diversos ajustes no som, alterar o visual e alguns até suportam integração com serviços online.

Se você sempre usou o mesmo player e está à procura de um que seja definitivo para ouvir e gerenciar suas músicas salvas no PC, então o AIMP é uma das melhores opções disponíveis no mercado. O programa é bem leve e conta com diversos recursos que vão além das características de um simples tocador de áudio.

Interface

O visual do aplicativo é muito similar ao do famoso Winamp, mas com um toque de modernidade a mais. Ele permite alterar o modo de visualização (Pandemic ou Pandemic All-In-One Sample), mudar a cor dos botões através do menu “Skins” e escolher o leitor de frequências que mais lhe agradar. Caso queira, você pode configurar atalhos em seu teclado na opção “Atalhos” para acessar as funções mais utilizadas de um jeito mais rápido.


Modo de visualização na imagem: Pandemic

Qualidade sonora e compatibilidade

Nessa nova atualização, o desempenho do sistema de áudio foi aprimorado de uma maneira geral para que a qualidade do som seja ainda melhor. O AIMP é compatível com os seguintes formatos: AAC, AIF, APE, CDA, FLAG, M4A, MAC, MOD, MO3, MP1, MP2, MP3, MP4, MTM, Ogg Vorbis, S3M, UMX, WAV, WMA e XM.

Equalização e efeitos

Um grande destaque do player é o fato de poder utilizar um equalizador de 18 bandas e o pré-amplificador embutido para regular os timbres de acordo com o estilo musical que está ouvindo no momento. Além disso, o AIMP disponibiliza sete efeitos para sua experiência musical seja ainda mais gratificante. São eles:

  • Speed — modifica a velocidade da música e altera a afinação em conjunto; ou seja, se você aumenta a velocidade, a afinação também vai subir;
  • Tempo — altera a velocidade de reprodução da música, porém sem mexer na afinação;
  • Pitch —varia a afinação do som para tons mais agudos ou graves, efeito muito usado por DJs. A velocidade não é afetada em nenhum momento;
  • Flanger — é um efeito que insere ondas no som e pode ser ajustado de acordo com seu gosto;
  • Echo — como o próprio nome já diz, ele adiciona um efeito de eco ao som reproduzido. A intensidade pode ser configurada;
  • Reverb —recria ambientes acústicos para a ressonância do som;
  • Chorus — adiciona brilho no timbre da música, muito usado por guitarristas.

Embora alguns efeitos não possam ser configurados, o resultado é muito interessante. Infelizmente, não existe a possibilidade de salvar as pré-configurações das combinações de efeitos para usá-las em algumas músicas específicas.

Gravador

Uma função que pode lhe agradar muito no AIMP é a ferramenta que captura o som de rádios, podcasts e qualquer outro serviço de streaming de áudio. Desta forma, você não precisa instalar outro programa para realizar esse tipo de tarefa.

Para acessar esta função é simples: vá no menu de opções e na seção “Reprodutor” clique em “Captura de rádio da internet”. Ali é possível ajustar o formato de saída do áudio (WAV, APE, FLAC, MusePack SV8, OGG Vorbis, Opus, WavPack e WMA), assim como salvar um arquivo para cada faixa capturada.

Etiquetas

Muitos ouvintes prezam por deixar o acervo de músicas no PC de forma organizada, e isso se faz com os ajustes das tags ID3 (nome da faixa, álbum, artista, gênero musical, compositor e ano de lançamento). O programa traz um editor de fácil manuseio para essas etiquetas, basta acessá-lo através do menu “Utilitários / Editor de Etiquetas”.


Gerenciamento completo das tags ID3 (nome da faixa, artista, capa do disco e mais)

Além de corrigir as informações das músicas, nessa aba é possível inserir a capa do disco. Assim sendo, seu acervo fica totalmente organizado e de fácil acesso para localizar alguma faixa de seu agrado.

Conversor

Trata-se de um utilitário prático e econômico, muito útil para diminuir o tamanho de arquivos em WAV e FLAC, ou permutar entre os formatos OGG, MP3 e WMA (entre outros menos utilizados). Você pode carregar uma playlist inteira porque o programa suporta conversão em lote, o que facilita na hora de salvar músicas para escutar no celular (que geralmente suportam apenas o formato MP3 de áudio).

Complementos

Se você já possui certa experiência com plugins, então pode gerenciar todos os complementos integrados ao AIMP (podendo checar quais estão ligados e desligar outros). Esta função está localizada no menu “Plugins” — as abas separam cada um deles por seção.


Menu com funções de fácil localização

Organização

A biblioteca de áudio se mostra muito eficiente ao ordenar automaticamente o conteúdo das pastas nela inseridos: basta escolher o tipo de listagem (álbum, gênero, artista ou ano de lançamento) que as faixas já ficam dispostas em pastas de acordo com as informações contidas nas tags ID3 editadas.

Outros recursos

Além de tudo o que já foi citado, o AIMP ainda traz algumas ferramentas que jamais você iria encontrar em outros players. Dois exemplos disso estão no agendador e alarme que o programa traz: o primeiro serve perfeitamente para quem tem o costume de dormir ouvindo música, já o segundo é ótimo para quem não deseja acordar em silêncio.


Agende um horário para desligamento ou para acordar ouvindo música!

Recomendado!

Se você está pensando em testar um novo reprodutor de áudio, não pense duas vezes em instalar o AIMP em sua máquina. O programa vem se tornando o player favorito para quem estava acostumado a usar o Windows Media Player, Winamp, VLC e outros similares.

Roda em XP/Vista/7/8/8.1

Download AIMP
| URL curta

Comentários ()

Gratuito

Telas

Prós

  • Em português
  • Captura áudio de serviços de streaming
  • Conversor de áudio embutido
  • Corrige tags ID3
  • Ótimo visual
  • Suporta skins e troca de cores dos botões
  • Ótima organização
  • Fácil para gerenciamento de playlists
  • Programa bem leve

Relacionados

Yahoo! MusicMatch Jukebox 10.00.4033

Grátis para testar

Organize e ouça as suas músicas de forma mais prática neste player e organizador produzido pela Yahoo

XMPlay 3.6

Gratuito

Tocador de músicas desenvolvido para competir com o WinAmp O resto da história todo mundo conhece

Foobar2000 1.3.15

Gratuito

Ouça suas músicas em melhor qualidade com este player de áudio, leve e gratuito, desenvolvido por um dos produtores do Winamp

Player Rox 2.0

Gratuito

Player oficial da webrádio Rox Com engine padrão do Windows Media Player, não precisando de plugins

MediaMonkey 4.1.16.1836

Gratuito

O MediaMonkey é um software para centralizar o controle das coleções de música que com o tempo ficam cada vez maiores


}